Entenda o que é VPN (Virtual Private Network) e como ela ajuda pequenas, médias e grandes empresas a manterem seus funcionários conectados aos servidores internos da companhia para possibilitar o trabalho remoto.
Na era do trabalho remoto, uma ferramenta em particular se tornou a salvação para os administradores de redes em todo o mundo: estamos falando das VPNs, ou simplesmente redes virtuais privadas. Mas afinal, o que é VPN?
Uma VPN é basicamente uma rede privada criada entre o usuário e um servidor, que pode ser utilizada para alcançar diversos objetivos, como por exemplo:
- Alterar o IP utilizado como origem de acesso a um sistema/serviço.
- Criptografia em redes públicas.
- Contornar bloqueios online e restrições geográficas.
- Possibilitar conexões remotas a servidores internos.
Usar uma VPN não lhe torna anônimo na internet, apenas possibilita a conexão através de um servidor VPN em que a origem do tráfego é alterada antes de seguir para o destino desejado.
Quando olhamos para pequenas e médias empresas, ainda é comum cenários em que o acesso remoto a um servidor interno da empresa precisa ser realizado via programas como AnyDesk e TeamViewer. Esse tipo de acesso, muitas vezes lento e limitado, acarreta brechas de segurança e falta de rastreabilidade de acesso.
Por esses e outros motivos, as VPNs se tornaram as melhores amigas para as pequenas e médias empresas, pois além de serem simples de configurar, já é possível encontrar diversos equipamentos no mercado que fornecem essa solução de forma acessível e escalável.
VPN e seu uso atual
De acordo com o Statista, em 2022, o mercado global de VPN chegou perto de 45 bilhões de dólares (com previsão de chegar a US$350 bilhões até 2032). No mesmo ano, foram gastos cerca de 19 bilhões de dólares com equipamentos de segurança em todo o mundo.
Fonte: Statista
Vê-se, portanto, que cada vez mais as VPNs ganham relevância para o mercado mundial. O que antes era uma busca por privacidade e melhora em serviços de streaming, se tornou motivo de busca focado em segurança.
Contudo, a busca por uma VPN segura ainda não é, na maioria das vezes, feita de forma adequada. Mesmo que gratuidade não seja uma garantia de falta de proteção, é preciso ter cautela ao tentar resolver de forma rápida um problema com serviço gratuito ao custo de criar uma falha de segurança.
Independente do caminho escolhido, o ideal é optar por serviços já conhecidos e com reputação no mercado, com aplicativos e/ou programas baixados diretamente no site do fabricante ou lojas oficiais.
Contar com profissionais que possuam os conhecimentos necessários para configurar e operar a ferramenta também é de total relevância para se obter um bom resultado. Configurações inadequadas podem tornar o que seria a melhor amiga do seu negócio na sua pior inimiga de segurança.
Como a VPN ajuda meu negócio?
Saber apenas da existência dessa ferramenta não traz ganho algum, é preciso implantá-la. No mundo digital de hoje, o maior ativo das empresas se tornou os dados, e é atrás de vulnerabilidades para acessá-los que os hackers focam seus ataques.
Empresas de diferentes tamanhos optam quase sempre em manter esses dados em servidores internos. Isso traz agilidade e, algumas vezes, uma falsa sensação de segurança se não houver foco em proteger e garantir a proteção desses servidores.
Em cenários como esses, a utilização de VPNs ajuda a proporcionar acesso remoto aos colaboradores a esses serviços/dados, sem que seja necessário tornar o acesso ao servidor público, isto é, acessível via internet. A figura a seguir exemplifica esse tipo de conexão.
Fonte: vpnoverview.com
Neste caso, vemos que toda a conexão do usuário – mesmo que seja direcionada à internet pública – irá passar pelo servidor VPN. A partir disso, podemos definir regras de navegação e aplicar/validar requisitos de segurança para permitir ou não o acesso.
Quando o acesso é destinado aos servidores internos da empresa, o usuário poderá realizar diretamente via IP privados, pois, ao utilizar a VPN, seu dispositivo de acesso será parte de uma rede virtual privada que possui acesso direto aos serviços.
Preciso ter um profissional para cuidar disso?
O serviço de VPN pode ser adquirido através de empresas focadas na ferramenta ou a partir da preparação e configuração de uma infraestrutura interna. De qualquer modo, é indispensável o olhar atento de um analista especializado para apoiar na escolha do caminho de acordo com a necessidade do negócio.
Hoje, é possível usufruir desse recurso a partir de um hardware já utilizado para realizar diversas outras etapas de segurança como, por exemplo, o FortiGate.
Fato é que, independente do tamanho do seu negócio, a utilização dessa ferramenta pode lhe poupar tempo, stress e, principalmente, capital. Se essa nova era ainda não chegou ao seu negócio, a Hackone Associados pode lhe apoiar em todas as etapas do processo e tornar isso mais simples e acessível, com o suporte e a proximidade necessárias para adequar a solução aos requisitos que a sua operação do dia a dia necessita.