Imagine o seu escritório ou ambiente de trabalho. É provável que esteja cheio de funcionários, cada um usando um smartphone e talvez um tablet também, ou ainda até mais dispositivos. Esses equipamentos não são mais usados, apenas para chamadas ou mensagens de texto, atualmente, são ferramentas poderosas, capazes de acessar e armazenar dados corporativos, executar aplicativos de negócios e muito mais. Mas com grande poder vem grande responsabilidade – a responsabilidade de gerenciar e proteger esses dispositivos. É nesse ponto que o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) entra em ação e vamos explicá-lo nesse blog.
Introdução ao MDM (Gerenciamento de Dispositivos Móveis)
O software de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) fornece às empresas uma solução unificada e escalável para controlar, proteger e aplicar políticas em dispositivos móveis pessoais. Por meio da tecnologia MDM, os administradores de TI podem operar controles remotos sobre toda uma gama de celulares e outros dispositivos móveis de sua empresa. Desde a configuração dos dispositivos, passando pelo envio de atualizações ou solução de problemas remotamente, até o bloqueio e limpeza deles, se necessário. Isso ajuda a garantir o uso seguro desses dispositivos portáteis e, ao mesmo tempo, manter a liberdade do usuário.
Os dispositivos móveis como smartphones, laptops e tablets são onipresentes no mundo corporativo e preferidos em relação aos desktops volumosos devido à flexibilidade proporcionada por sua portabilidade. Cerca de 71% do tráfego IP em 2023 foi de dispositivos móveis e sem fio, enquanto os dispositivos com fio representaram apenas 29%. No entanto, essa vantagem também representa riscos de segurança, uma vez que os administradores precisam garantir que todos os dispositivos e aplicativos sejam atualizados com vulnerabilidades corrigidas, mesmo que o dispositivo esteja sendo usado remotamente.
Além disso, o que acontece se um dispositivo for perdido ou roubado? Embora os dispositivos móveis usados para o trabalho sejam um problema, as empresas também devem gerenciar seus dispositivos IoT, como sistemas de acesso e segurança.
Por que o MDM é tão importante?
É possível notar que mesmo uma pequena empresa com apenas algumas centenas de funcionários tem milhares de dispositivos se conectando à rede e ao banco de dados da empresa diariamente. A média de aparelhos por pessoa subiu para 3,6 nos últimos cinco anos. Como informado, as ferramentas de MDM ajudam os administradores de TI a gerenciar convenientemente o mundo em rápida expansão dos dispositivos móveis, mesmo que os recursos e os orçamentos para os técnicos permaneçam os mesmos.
Em um dia normal de trabalho, quando não há ameaças de segurança assombrando a todos, os administradores de TI têm que colocar em campo tickets de usuários, corrigir sistemas operacionais e aplicativos e realizar todos os tipos de ajustes para garantir que os dispositivos permaneçam em conformidade. Não precisa nem adivinhar, que eles gerenciam tudo isso com a ajuda de uma ferramenta de MDM. Além disso, a atualização de aplicativos permite que os usuários se beneficiem das tecnologias mais recentes, melhorando a experiência e a produtividade do usuário.
No local de trabalho moderno, o aproveitamento de dispositivos móveis vem com a necessidade de proteger dados confidenciais. É aqui que o MDM prova o seu valor. Ele gerencia com eficiência dispositivos portáteis para que as empresas possam liberar todo o seu potencial, preservando a segurança e aumentando a produtividade. As vantagens dessa tecnologia incluem: permitir que os funcionários usem qualquer dispositivo de qualquer lugar para trabalhar, defender informações confidenciais e simplificar soluções e tarefas de gerenciamento de dispositivos móveis para equipes de TI, facilitando o suporte remoto à solução de problemas. Outro ponto, seria a otimização da colaboração em equipe por meio da melhoria da velocidade de comunicação.
Trazer seus próprios dispositivos para dentro da empresa se enquadra nessas considerações – embora ambos poderosos, mas acessíveis, eles também estendem as redes corporativas para fora, o que significa que uma ênfase extra em protegê-los com segurança deve ser levada a sério por todas as partes envolvidas, se tais políticas forem aplicadas dentro da infraestrutura de uma organização.
A implementação do BYOD (“Traga o seu próprio dispositivo”) pode trazer economia de custos ao longo do tempo, juntamente com o aumento do desempenho, uma vez que a equipe pode confiar apenas em instrumentos pessoais, ao invés de ter outros separados atribuídos especificamente para fins comerciais que vão além das funções básicas apenas de e-mail, por exemplo.
Em resumo, as organizações se beneficiam muito ao utilizar soluções de MDM e políticas sensatas em torno de permitir o acesso de funcionários a dispositivos corporativos enquanto usam gadgets privados.
Funcionamento do MDM em Ambientes Corporativos
Ao selecionar uma solução de MDM, usando uma analogia, é semelhante a determinar qual modo de transporte deve ser usado para uma viagem. Muitos fatores devem ser considerados, como investimentos iniciais em licenças de hardware e software e custos de manutenção. A compatibilidade entre o veículo escolhido e a infraestrutura de TI existente precisa corresponder perfeitamente para que a integração efetiva possa ocorrer posteriormente.
O processo requer um projeto de arquitetura apropriada e, em seguida, a integração do novo sistema operacional de volta às infraestruturas pré-existentes antes de unificar todos os dados em uma plataforma, o que garante soluções seguras de gerenciamento de dispositivos sem problemas ou interrupções durante esse período de transição. Ele proporciona sucesso, a longo prazo, se integrado adequadamente do início ao fim, garantindo operações eficientes durante toda a sua vida útil.
Imagem: Co-Pilot
No caso de novos funcionários ingressarem em uma empresa, seu dispositivo de trabalho, seja fornecido pela empresa ou de maneira pessoal, está inscrito no programa MDM. O primeiro passo é instalar um agente MDM no dispositivo, o que pode acontecer até remotamente, garantindo assim que o dispositivo atenda aos padrões de segurança e esteja alinhado com as políticas da empresa desde o início. Uma vez que o agente MDM está no lugar, o departamento de TI configura o dispositivo de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos. Eles instalam os aplicativos de trabalho necessários, configuram requisitos de senha e concedem permissões de acesso ao usuário com base em perfis individuais.
Como o MDM ajuda a controlar violações de políticas? A equipe de TI recebe alertas sempre que um usuário quebra protocolos de segurança acessando aplicativos ou sites bloqueados ou quando atividades suspeitas, como acesso não autorizado, são detectadas no dispositivo. Uma vez que o alarme dispara, os administradores podem imediatamente decretar o procedimento de segurança apropriado remotamente e cortar o mal pela raiz, protegendo a empresa de possíveis danos. No caso de um dispositivo perdido ou roubado, o departamento de TI pode apagar remotamente dados confidenciais, garantindo que eles não caiam em mãos erradas.
Como as equipes de TI gerenciam vários dispositivos ao mesmo tempo? Eles criam grupos de usuários com base em vários critérios e permissões de acesso, permitindo que eles implantem atualizações com eficiência e implementem alterações em um grande grupo de dispositivos com apenas um clique.
MDM nas Plataformas Em Nuvem (Cloud) x On-Premises (Infra Local)
Chegando a uma encruzilhada, você contempla os caminhos à frente – um deles é uma solução de MDM hospedada na nuvem. Com sua implantação rápida e menos investimentos iniciais, pode ser atraente, mas também pode haver preocupações sobre questões de segurança de dados, problemas de conectividade com a internet, falta de controle sobre a infraestrutura, além de riscos de tempo de inatividade. A outra opção é a implementação em um sistema local, onde os níveis de supervisão são mais altos, mas ainda existem desafios regulatórios de conformidade.
Integração com a infraestrutura de TI existente
Quando se trata de combinar o MDM com a infraestrutura de TI existente, encontrar o ajuste certo pode ser um desafio devido a problemas de compatibilidade e ter políticas seguras em vigor. Quando feito corretamente, há muitos benefícios, incluindo maior controle sobre dispositivos, eficiência de gerenciamento remoto de dispositivos e fluxos de trabalho aprimorados para maior produtividade.
Ao simplificar a coleta de dados por meio de exibições unificadas de todas as informações coletadas entre as organizações, otimizando os custos associados à implementação, a integração torna a integração mais viável. Para garantir uma interoperabilidade bem-sucedida, fatores críticos também devem ser considerados, como medidas de segurança a nível de escalabilidade, experiência do usuário, entre outros.
O que Representa um Software de MDM?
O software MDM oferece às empresas uma maneira de rastrear todos os dispositivos móveis corporativos centralizadamente. Ele também ajuda a automatizar tarefas rotineiras, como aplicação de patches e monitoramento, reduzindo erros manuais e tornando os processos eficientes. Algumas tarefas comuns que as equipes de TI realizam usando um MDM são:
- Gerenciamento, monitoramento e proteção de dispositivos remotamente e distribuição de aplicativos, atualizações e conteúdo em tempo hábil.
- Gestão de inventário de todo o hardware, software e aplicativos em uso, pois o que não pode ser visto não pode ser gerenciado.
- Segregação da rede da empresa em sub-redes e distribuição dos dados entre elas. Isso reduz os riscos de segurança interna e externa, já que os funcionários só têm acesso aos dados necessários.
- Fornecimento de conexão VPN (rede virtual privada) robusta para garantir conectividade segura com redes domésticas ou outras.
- Ativação do rastreamento de dispositivos para que os dados possam ser recuperados ou apagados se o dispositivo for perdido ou roubado.
- Facilitação de um ambiente de trabalho flexível para os funcionários para que eles trabalhem de qualquer lugar sem problemas.
- Aumento da produtividade dos funcionários facilitando o uso do BYOD.
Principais recursos em um software de MDM
Antes de selecionar um software de gerenciamento de dispositivos móveis, é crucial considerar os seguintes recursos principais:
- Segurança de dispositivos e dados: A criptografia de dados é essencial para proteger informações confidenciais contra acesso não autorizado e hackers mal-intencionados. Os dados não devem ser criptografados apenas ao serem transmitidos, mas também quando armazenados no dispositivo. A segurança dos dispositivos é igualmente crucial, o que pode ser imposto exigindo que os usuários configurem senhas fortes e usem acesso biométrico quando possível. Apesar das medidas preventivas, os dispositivos podem sucumbir a falhas de segurança ou desaparecer. Para esses casos, a solução MDM deve ter um mecanismo à prova de falhas para apagar remotamente os dados, para que os segredos da sua empresa permaneçam seguros, independentemente das circunstâncias.
- Gerenciamento e integração de aplicativos: O gerenciamento de aplicativos envolve a distribuição, configuração e atualização de aplicativos de trabalho em todos os dispositivos corporativos enquanto rastreia o uso adequado. O gerenciamento automatizado de aplicativos ajuda a integrar rapidamente novos usuários, garantindo que os usuários atuais sempre tenham acesso à versão mais recente de seus aplicativos. O gerenciamento de aplicativos também analisa o fato de que apenas aplicativos confiáveis recebem luz verde para download.
- Gerenciamento de acesso: O objetivo do gerenciamento de acesso é manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados e sistemas, controlando e regulando o acesso. Sua solução de MDM deve ajudar com:
- Gerenciamento de identidade e acesso: Isso implica conceder acesso a dispositivos, dados e redes com base em perfis de usuário. Ao definir funções e permissões de usuário, as soluções MDM permitem que os administradores controlem com precisão quem pode acessar o quê, garantindo que as informações confidenciais permaneçam protegidas.
- Gerenciamento de perfis: as soluções de MDM simplificam o registro de dispositivos e simplificam a atribuição de funções de usuário para que os administradores de TI possam implantar políticas com eficiência em grupos de usuários inteiros, aumentando a eficiência operacional.
- Acesso seguro à rede: as soluções MDM reforçam a segurança da rede implementando a tecnologia VPN. Isso garante que todos os dados transmitidos pela rede, seja por meio de Wi-Fi doméstico ou redes públicas, sejam criptografados, protegendo-os de possíveis hackers e invasores.
- Gerenciamento de conteúdo: você deve ser capaz de simplificar o ciclo de vida completo do gerenciamento de conteúdo, desde a criação até a distribuição e o arquivamento usando sua solução MDM. Além de permissões granulares e controles de acesso que definem quem pode exibir, editar ou compartilhar conteúdo, sua solução também deve fornecer recursos como controle de versão e rastreamento de documentos, permitindo que as organizações rastreiem alterações, gerenciem revisões e mantenham uma trilha de auditoria completa das atividades de conteúdo. Isso garante maior segurança, integridade dos dados e rápida identificação e resolução de problemas relacionados ao conteúdo.
- Gerenciamento de configuração: O recurso de restrições e configurações nas soluções MDM protege a segurança de dados e dispositivos corporativos enquanto aplica políticas corporativas. Sua ferramenta MDM deve oferecer aos administradores de TI recursos de gerenciamento remoto, permitindo que eles configurem dispositivos móveis com base em regiões geográficas, perfis de usuário e identidades e implantem configurações essenciais, como VPN e Wi-Fi. Por outro lado, as restrições são cruciais na configuração de dispositivos no modo de aplicativo único ou quiosque, garantindo que eles sejam usados exclusivamente para trabalho produtivo e não para fins pessoais. O recurso aumenta a produtividade e reforça a segurança, protegendo contra possíveis distrações e acesso não autorizado.
- Suporte a BYOD: Muitas empresas oferecem opções de BYOD para benefícios como integração rápida, aumento da satisfação dos funcionários e produtividade por meio da liberdade do dispositivo. A solução de MDM certa, deve ajudar a aproveitar as vantagens do BYOD, mantendo o controle e a segurança. Deve permitir a implementação de uma política abrangente de BYOD que estabeleça expectativas e diretrizes claras para promover a eficiência e proteger dados sensíveis.
Comparação do MDM com Conceitos Semelhantes
O gerenciamento de dispositivos móveis é frequentemente confundido com conceitos semelhantes, como gerenciamento de aplicativos móveis (MAM), gerenciamento unificado de endpoint (UEM) e gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM). Segue as diferenças abaixo:
Gerenciamento de Aplicativos Móveis (MAM)
As ferramentas MAM foram desenvolvidas em resposta às demandas dos funcionários por segurança e privacidade ao usar seus próprios dispositivos no trabalho. Em contraste com as ferramentas de MDM, as ferramentas MAM são focadas apenas em aplicativos específicos, em vez de segurança completa e gerenciamento de dispositivos. Uma solução MAM ajuda a criar uma loja de aplicativos corporativa, e apenas os aplicativos dentro da loja são monitorados e atualizados remotamente.
Gerenciamento Unificado de Endpoint (UEM)
O UEM é a próxima geração de gerenciamento de endpoint que ajuda as organizações a gerenciar e proteger centralmente todos os endpoints, incluindo desktops, laptops, dispositivos móveis e dispositivos IoT. Ele fornece visibilidade e controle sobre todos os seus dispositivos de rede (SNMP), ambientes virtuais, nuvem, dispositivos móveis e até mesmo IoT. Isso basicamente permite que você “gerencie tudo”, simplifique suas operações de TI e faça mais com menos. Implantar uma ferramenta UEM é fácil e, à medida que mais dispositivos são adicionados à rede, dimensioná-la é ainda mais simples.
Gerenciamento de Mobilidade Empresarial (EMM)
As ferramentas de EMM são projetadas para atender às crescentes necessidades de segurança das empresas e, ao mesmo tempo, acomodar as demandas dos funcionários por acesso BYOD. Ao integrar-se perfeitamente aos serviços de diretório de rede, as ferramentas de EMM oferecem uma série de benefícios, incluindo conformidade com políticas, personalização de aplicativos e segurança de dados. Uma das principais vantagens do EMM é sua capacidade de combinar as funcionalidades das ferramentas MDM e MAM.
Algumas Práticas Recomendadas para o MDM?
Aqui estão um conjunto de práticas recomendadas a serem seguidas para aproveitar ao máximo sua ferramenta MDM:
- Implementar políticas sólidas
Políticas fortes devem abranger regras para uso de dispositivos, complexidade de senhas, criptografia de dados e outros aspectos relevantes. Além disso, as organizações devem estabelecer políticas que especifiquem os critérios para registro, atualização e gerenciamento de dispositivos. É igualmente importante ter um plano bem definido para remover dispositivos e aplicativos da rede quando eles não forem mais necessários ou aqueles pertencentes à lista negacionista.
- Priorizar a segurança da senha
Para aumentar a segurança, implemente a autenticação multifator (MFA), para todos os dispositivos e contas e garanta que os usuários atualizem regularmente as senhas de cada conta. Aplique políticas de expiração de senha e monitore as tentativas de acesso para detectar qualquer atividade não autorizada. Isso ajudaria a utilizar um gerenciador de senhas para armazenar e gerenciar senhas com segurança. Como uma camada adicional de segurança, incentive os funcionários a usar a autenticação biométrica sempre que possível.
- Monitoração de dispositivos ativamente
Revise e gerencie regularmente permissões e configurações para controlar quem tem acesso a informações confidenciais e atualize periodicamente as permissões de acesso para garantir que apenas usuários autorizados possam acessar os dados. Você pode reduzir significativamente o risco de comprometimento de dados limitando o número de aplicativos que os usuários podem baixar em seus dispositivos e garantindo que os aplicativos baixados atendam aos critérios da lista de permissões.
- Utilizar uma solução de Backup
Fazer backup regularmente de seus arquivos e dados é crucial para proteger contra falhas técnicas, falhas ou ataques cibernéticos. Ao ter backups confiáveis, você pode restaurar dados rapidamente e minimizar interrupções, garantindo uma continuidade suave do trabalho para os usuários.
- Focar na experiência do usuário
Aproveite sua solução de MDM para encontrar um equilíbrio entre oferecer aos usuários uma experiência perfeita e monitorar efetivamente o uso do dispositivo. Ao manter uma abordagem firme, mas não intrusiva, você pode incentivar os funcionários a seguir as políticas e trabalhar de forma produtiva.
- Atualizar regularmente e com frequência
Certifique-se de que sua solução MDM, juntamente com todos os outros dispositivos e aplicativos na rede, seja corrigida e atualizada regularmente. Além disso, fique atento aos usuários que atrasam a atualização de seus sistemas operacionais, especialmente para dispositivos BYOD, pois isso pode criar vulnerabilidades que os cibercriminosos são rápidos em explorar.
Alguns Benefícios da Solução MDM
As soluções de MDM oferecem uma série de benefícios que contribuem para o sucesso geral de uma organização. Podemos citar alguns, tais como:
- Segurança reforçada: Uma solução de MDM funciona como um escudo, defendendo contra ataques cibernéticos imprevistos, bugs e violações que podem comprometer a privacidade e a segurança dos dados e redes de uma empresa. Como os dispositivos móveis também são frequentemente usados para fins pessoais, a criação de contêineres seguros para separar dados da empresa e pessoais adiciona uma camada extra de segurança.
- Maior produtividade: As soluções de MDM liberam a produtividade e a eficiência dos funcionários desde o início. Com dispositivos pré-configurados, os usuários podem ignorar o incômodo de configurar seus dispositivos ou procurar assistência de TI. É uma experiência perfeita que os capacita a começar a trabalhar e maximizar suas horas de trabalho. Adotando a tendência BYOD ou escolha seu próprio dispositivo (CYOD), o MDM aproveita a zona de conforto dos usuários e aumenta a produtividade.
- Redução de custos: O MDM é um divisor de águas para pequenas e médias organizações, oferecendo uma solução para proteger dispositivos sem quebrar o banco ou contratar um guru de TI dedicado. A solução MDM ajuda você a economizar dinheiro, evitando a necessidade de comprar continuamente novos dispositivos ou lidar com a dor de cabeça de substituí-los. Em vez disso, o MDM simplifica o gerenciamento de dispositivos para obter desempenho e proteção ideais contra possíveis ameaças.
- Controle de aplicativos e dispositivos: O MDM oferece às organizações visibilidade inigualável sobre o cenário de seus dispositivos, fornecendo dados e insights valiosos. As equipes de TI obtêm uma compreensão abrangente do uso do dispositivo e dos níveis de segurança para impulsionar o gerenciamento eficaz de riscos.
- Conformidade regulatória: Com o MDM, os administradores de TI podem configurar processos automatizados para verificar regularmente os dispositivos em busca de vulnerabilidades e implantar os patches e atualizações de segurança necessários. Isso agiliza o processo e garante a conformidade com os regulamentos de proteção de dados, como por exemplo LGPD, HIPAA, GDPR, entre outros.
Imagem: Nojitter
Quais são os desafios da ferramenta MDM?
Embora as soluções de MDM ofereçam inúmeras vantagens, as organizações devem estar cientes dos desafios potenciais que podem encontrar ao implementar e usar o MDM. Segue abaixo, alguns itens relacionados a essa temática:
- Manutenção de BYOD: Implementar um programa BYOD pode aumentar a produtividade e economizar custos, mas vem com desafios. A escolha de uma solução MDM que ofereça suporte a uma variedade de dispositivos é vital para aumentar a segurança. Isso também permite a integração perfeita de dispositivos pessoais com os recursos da empresa e ajuda a produtividade e a conformidade.
- Complexidade crescente: As soluções de MDM podem ser complexas de configurar e manter, exigindo conhecimento especializado. O gerenciamento de diversos ecossistemas de dispositivos, incluindo iOS, Android, Windows e Linux, adiciona outra camada de complexidade. Para superar esses desafios, escolha soluções de MDM fáceis de usar com suporte abrangente e procure fornecedores que ofereçam compatibilidade entre plataformas.
- Gerenciamento e integração de aplicativos: Um dos maiores culpados pelos problemas de segurança cibernética são os downloads não autorizados de aplicativos. A definição de políticas rígidas de download de aplicativos permite que você mantenha sua rede protegida contra possíveis ameaças. Fique atento e permita apenas aplicativos de baixa ameaça nos dispositivos de seus usuários. Falando sobre integração — embora Apple, Google ou Microsoft possam oferecer soluções inovadoras de MDM, elas geralmente não suportam aplicativos de terceiros. Trade-offs como esse não são desejáveis e devem ser evitados.
Sua Empresa Está Preparada?
Como vimos durante esse artigo, o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas que desejam manter a segurança, eficiência e produtividade no gerenciamento de seus dispositivos. Com a crescente demanda por trabalho remoto e a diversidade de dispositivos nas redes corporativas, implementar uma solução de MDM robusta é crucial para proteger os dados empresariais e garantir o bom funcionamento das operações diárias.
Se sua empresa está procurando otimizar o gerenciamento de dispositivos móveis e garantir que todos os dados estejam seguros, os Consultores da HackOne Consultores Associados podem ajudar. Oferecemos várias soluções de conectividade, segurança e também de MDM personalizadas para atender às necessidades específicas de pequenas e médias empresas, ajudando a implementar e gerenciar a tecnologia de forma eficiente e segura.
Juntos, podemos construir uma infraestrutura de TI mais segura e eficiente para o seu negócio.