WI-FI Grátis: estou seguro ao usar?

Pesquisar

Nos últimos anos, ter acesso a uma rede WI-FI grátis tornou-se um fator decisivo na escolha dos consumidores ao definir os estabelecimentos comerciais para suas compras. No entanto, uma dúvida sempre surge: estamos realmente protegidos ao nos conectarmos a essas redes públicas?”

Redes sem fio estão presentes praticamente em todos os lugares que se caminhe dentro de grandes cidades. Ao ativar a busca por redes em seu aparelho celular, você notará que cada esquina que passe irá oferecer pelo menos uma conexão WI-FI disponível para acesso.

De acordo com a apuração do site infomoney, no ano de 2023 o Brasil superou a marca de 156 milhões de pessoas com idade superior a 10 anos conectadas à internet, o que representa 84% da população do país. A imagem 1.1, retirada do site shodan mostra que atualmente existem cerca de 15 milhões de dispositivos diretamente acessíveis da internet, isso é, com IP público, no Brasil.

Quais os riscos de utilizar rede WI-FI pública?

Ao optar por utilizar uma rede WI-FI pública fornecida pelos estabelecimentos, precisamos nos atentar a algumas questões de segurança, pois, esse tipo de conexão pode trazer vários riscos aos seus dados como:

  • Ataques “Man in the Middle”: Hackers podem interceptar a comunicação entre seu dispositivo e roteador, acessando informações que você envia pela internet, como e-mails e credenciais de segurança.
  • Roubo de dados pessoais: Informações confidenciais armazenadas no seu dispositivo podem ser expostas e roubadas se a rede não for segura.
  • Malware: Hackers podem usar a rede para distribuir software malicioso. Se o compartilhamento de arquivos estiver habilitado, seu dispositivo pode ser infectado.
  • Falsos pontos de acesso: Pode haver redes que parecem legítimas, mas são criadas por criminosos para enganar usuários e capturar dados.

Vale ressaltar que esses tipos de ataques, em sua grande maioria, não são ataques simples de se fazer e por isso costumam ser direcionados a uma pessoa depois de um processo chamado de engenharia social. Este processo consiste em um estudo que o hacker faz baseando-se em informações públicas da vítima na internet. Com isso o ataque se torna direcionado e com maiores chances de sucesso.

Como um usuário pode se defender:

Ao utilizar WI-FI grátis, o usuário pode se defender seguindo algumas dicas simples como:

  • Evite transações bancárias: Não realize transações bancárias ou compras online utilizando redes públicas.
  • Verifique a origem da rede: Antes de se conectar, certifique-se que o estabelecimento realmente fornece aquela conexão WI-FI grátis.
  • Cuidado ao acessar redes sociais: Desconfie caso seja solicitado um novo login em redes sociais que já eram utilizadas naquele dispositivo.
  • Autenticação em duas etapas: Apesar de não ser diretamente relacionado com o uso de redes WI-FI públicas, opte sempre por ter autenticação em duas etapas em seus acessos.
  • Esteja atento a redirecionamento de páginas: Sempre se certifique que a url da página que está acessando não tenha alguma alteração, isso pode indicar o redirecionamento para uma página com o objetivo de roubar os dados de login.

Seguindo essas dicas você poderá navegar com mais segurança e tranquilidade em redes WI-FI públicas. No entanto, a vigilância é sua primeira linha de defesa, pois, grande parte dos ataques requer o “aceite” ou aproveita a distração da vítima para ser bem-sucedida. 

Existem riscos para o estabelecimentos:

Apesar de na maioria das vezes os estabelecimentos terem uma rede WI-FI separada para uso dos funcionários, ainda existe o risco de ataques cibernéticos provenientes da rede WI-FI gratuita oferecida aos clientes. Principalmente em casos que o administrador da rede apenas cria uma “rede para convidados” no roteador WI-FI.

Caso não exista uma camada com regras de firewall de proteção adequadamente configuradas entre as redes, indivíduos com más intenções poderão realizar ataques cibernéticos que resultam em roubo de dados, interrupção de serviços essenciais e modificação de informações armazenadas nos servidores.

Antes de fornecer acesso a sua rede para seus clientes, garanta que isso não será algo utilizado contra o seu negócio ou utilizado contra os seus clientes por indivíduos com más intenções.

Boas práticas para fornecimento de WI-FI Grátis:

Nossa intenção aqui não é acabar com todos os WI-FI grátis que existem, muito pelo contrário, queremos ajudar a fazer com que isso cresça de forma segura. Existem algumas dicas que podem ajudar os administradores de redes empresariais a fornecer esse serviço com mais segurança, aqui vão algumas:

  • Altere o usuário admin do seu roteador: Essa é a primeira e acredito que a principal dica que podemos fornecer, troque a senha adm padrão do seu roteador. Isso evita que o usuário acesse o seu roteador e faça alterações, como por exemplo, alteração do serviço de DNS.
  • Mantenha seus equipamentos atualizados: Fabricantes de equipamentos de redes sempre disponibilizam atualizações que corrigem falhas de seguranças descobertas, por isso sempre mantenha seus equipamentos e dispositivos atualizados. 
  • Redes separadas: Mantenha a sua rede WI-FI grátis totalmente separada da sua rede de utilização interna, de preferência com regras de firewall para evitar ao máximo comunicação entre dispositivos dessas redes.
  • Monitoramento: Monitore constantemente a sua rede para detectar e responder prontamente a atividades suspeitas e conexões indesejáveis. 
  • Implemente métodos de autenticação para esses usuários, como por exemplo senhas temporárias que ajude a identificar sem que precise de informações pessoais ou dados sensíveis.

Por fim, lembre-se que a maioria das brechas de seguranças já estão presentes nas redes, aguardando apenas que um hacker a descubra. A defesa cibernética do seu negócio deve priorizar a proteção do ativo mais valioso na atualidade: os dados. Para isso busque sempre se informar de boas práticas para utilização da internet e conte conosco para trazer informações relevantes à comunidade de forma clara e objetiva.

Se precisa de ajuda técnica para prover acesso a rede WI-FI grátis ou melhorar a segurança da rede da sua empresa, a Hackone Associados pode lhe apoiar em todas as etapas do processo e tornar isso mais simples e acessível, com o suporte e a proximidade necessárias para adequar a solução aos requisitos que a sua operação do dia a dia necessita. 

Sobre o autor

Pesquisar

Compartilhe esse conteúdo

Por áreas

Matérias relacionadas