Potencializando a Experiência do Cliente com soluções inteligentes

Pesquisar

Entenda como a Experiência do Cliente é impactada através de soluções inteligentes como o SD-WAN.

O impacto que conseguimos gerar em nossos clientes através da disponibilidade de serviços, atendimento e agilidade pode ser desde uma experiência ruim quanto uma excelente experiência, garantindo a confiança esperada ao ser atendido.

Quantas vezes é necessária aquela conversa com o cliente informando que o “sistema está lento” ou “aguarde só um momento, pois o sistema caiu”?

Desde o início do atendimento até o momento de efetivar a compra, trata-se sempre de como o cliente se sentirá ao realizar negócios com você. Isso significa garantir todas as situações que envolvam a sua companhia estar disponível 99% do tempo, sem indisponibilidade de internet, sistemas, lentidão ou outras quedas.

Aqui, abordaremos uma solução simples e eficiente que grandes players do mercado utilizam, mas que serve para qualquer organização, independente de seu tamanho: o SD-WAN (Rede de Longa distância Definida por Software).

O nome da solução em si não é o principal e sim o que ela pode oferecer para qualquer tipo de empreendimento, entregando qualidade e segurança em sua rede. Vejamos.

O que é SD-WAN ?

Podemos interpretar o SD-WAN como um sistema inteligente que nos leva à Internet ou à nossa rede empresarial distante através dos melhores caminhos, sempre levando em consideração o tempo, a perda de resposta e a variação de tudo isso de acordo com a qualidade da Internet.

Isso significa uma inteligência aplicada ao processo em que solicitamos ao computador abrir uma página da Internet, um sistema interno ou externo, um e-mail, um chat de conversa, vídeo conferências e tudo mais que hoje temos a nosso favor como ferramentas do dia a dia.

A tecnologia tem ganhado destaque justamente por não necessitar de uma equipe específica para esse trabalho, que pode ser apenas executada e posteriormente monitorada por técnicos especializados. Independente da complexidade, tamanho e recursos da rede. O uso de SD-WAN está disponível para qualquer empresa!

 O impacto gerado na experiência do cliente por uma rede ruim

Clientes em fila dentro de um supermercado, aguardando atendimento. A fila se estende ao longo do corredor com prateleiras de produtos ao lado. As pessoas parecem estar em espera, algumas estão olhando para frente, enquanto outras estão distraídas com seus telefones. O ambiente é fechado e iluminado artificialmente.

Péssima experiência gerada por queda na conectividade da rede | Fonte: Freepik

O problema gerado pela qualidade ruim da rede vai desde filas para atendimento, indisponibilidade do sistema para consulta de estoque ao acesso à Internet, chats de atendimento e muitas outras ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia.

 Na imagem acima, vemos como a Experiência do Cliente pode ser impactada por uma falha, negligência ou, até mesmo, pela falta de informação sobre soluções inteligentes como SD-WAN – que evitaria estes transtornos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo “Portalinsights sobre as maiores reclamações de clientes:

  • Mau atendimento: 1775 reclamações.
  • Problema com entrega de produto-compras: 1723 reclamações.
  • Produtos estragados: 1127 reclamações.
  • Propaganda enganosa: 1093 reclamações.
  • Estorno do valor pago: 976 reclamações.
  • Atraso na entrega: 795 reclamações.
  • Produto não recebido (…).
  • Divergência de valores (…).

Note que a maior parte das reclamações está relacionadas diretamente ou indiretamente com a tecnologia. Do ponto de vista da rede, possivelmente estes “buracos” de atendimento acontecem devido à falta de otimização, planejamento, performance e disponibilidade dos recursos de infraestrutura.

Com certeza, boa parte destes clientes optarão por outras opções do mercado, já que a sua experiência inicial não foi boa.

Por isso, a solução de SD-WAN é crucial, uma vez que traz garantias no fornecimento de sistemas internos e da Internet, entregando sempre a melhor qualidade, desde que bem planejada e configurada. Para isso, é sempre necessário um bom hardware e um bom profissional.

A tecnologia tem ganhado destaque justamente por não necessitar de uma equipe específica para esse trabalho, que pode ser apenas executada e posteriormente monitorada por técnicos especializados.

Benefícios do SD-WAN para a Experiência do Cliente:

  1. Maior Confiabilidade: com SD-WAN, as empresas podem se beneficiar de uma conectividade mais confiável, reduzindo a possibilidade de interrupções na rede e garantindo uma experiência do cliente mais consistente.
  1. Maior Flexibilidade: SD-WAN permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas de rede, oferecendo maior flexibilidade para se necessário escalar o negócio e consequentemente aumentar o uso dos recursos de redes.
  1. Otimização de desempenho: ao priorizarmos o tráfego da rede baseado nas necessidades específicas de cada negócio, aplicativo e/ou sistemas, o SD-WAN melhora significativamente o desempenho e a velocidade de entrega garantindo uma experiência ao cliente de forma mais ágil e eficiente.
  1. Segurança aprimorada: com recursos de segurança avançados integrados já ao Sistemas de SD-WAN, este se torna um plus para fortalecer a proteção da rede, minimizando os riscos de violações de segurança e garantindo a confidencialidade dos dados dos clientes.

Como Implementar SD-WAN na sua empresa ?

Em primeiro lugar, é fundamental mapear seu negócio e entender quais as metas e objetivos. Com isso, terá garantido que toda a qualidade do serviço entregue está focado no resultado a ser entregue aos clientes.

Logo em seguida, temos a avaliação da conectividade existente, incluindo links de Internet, conexões de redes privadas e equipamentos de redes. Essa avaliação de segurança vem com o benefício de se obter recursos avançados para a proteção de seus dados junto com o SD-WAN.

Uma vez implantada, o SD-WAN chega através de recursos de redes como firewalls, aplicando uma camada a mais de segurança, entregando confidencialidade, integridade e disponibilidade aos seus dados que trafegam na rede.

Lembre-se, a experiência do cliente vai desde o início da jornada até o pós-venda e seus dados são o seu maior ativo digital.

Dito isso, utilizar SD-WAN proporciona diversas vantagens para as empresas, desde que realizada de forma correta e eficiente. Para isto, conte sempre com ajuda de parceiros especializados em soluções de qualidade, como o SureLink e SureNet dos Associados Hackone.

Para conhecer mais sobre nossos serviços, clique aqui e acesse a nossa página, teremos o prazer de entender todos os problemas e dificuldades e ajudar a melhorar o feedback da Experiência de seu Cliente. 

Sobre o autor

Pesquisar

Compartilhe esse conteúdo

Por áreas

Matérias relacionadas