Entenda como a Experiência do Cliente é impactada através de soluções inteligentes como o SD-WAN.
O impacto que conseguimos gerar em nossos clientes através da disponibilidade de serviços, atendimento e agilidade pode ser desde uma experiência ruim quanto uma excelente experiência, garantindo a confiança esperada ao ser atendido.
Quantas vezes é necessária aquela conversa com o cliente informando que o “sistema está lento” ou “aguarde só um momento, pois o sistema caiu”?
Desde o início do atendimento até o momento de efetivar a compra, trata-se sempre de como o cliente se sentirá ao realizar negócios com você. Isso significa garantir todas as situações que envolvam a sua companhia estar disponível 99% do tempo, sem indisponibilidade de internet, sistemas, lentidão ou outras quedas.
Aqui, abordaremos uma solução simples e eficiente que grandes players do mercado utilizam, mas que serve para qualquer organização, independente de seu tamanho: o SD-WAN (Rede de Longa distância Definida por Software).
O nome da solução em si não é o principal e sim o que ela pode oferecer para qualquer tipo de empreendimento, entregando qualidade e segurança em sua rede. Vejamos.
O que é SD-WAN ?
Podemos interpretar o SD-WAN como um sistema inteligente que nos leva à Internet ou à nossa rede empresarial distante através dos melhores caminhos, sempre levando em consideração o tempo, a perda de resposta e a variação de tudo isso de acordo com a qualidade da Internet.
Isso significa uma inteligência aplicada ao processo em que solicitamos ao computador abrir uma página da Internet, um sistema interno ou externo, um e-mail, um chat de conversa, vídeo conferências e tudo mais que hoje temos a nosso favor como ferramentas do dia a dia.
A tecnologia tem ganhado destaque justamente por não necessitar de uma equipe específica para esse trabalho, que pode ser apenas executada e posteriormente monitorada por técnicos especializados. Independente da complexidade, tamanho e recursos da rede. O uso de SD-WAN está disponível para qualquer empresa!
O impacto gerado na experiência do cliente por uma rede ruim
Péssima experiência gerada por queda na conectividade da rede | Fonte: Freepik
O problema gerado pela qualidade ruim da rede vai desde filas para atendimento, indisponibilidade do sistema para consulta de estoque ao acesso à Internet, chats de atendimento e muitas outras ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia.
Na imagem acima, vemos como a Experiência do Cliente pode ser impactada por uma falha, negligência ou, até mesmo, pela falta de informação sobre soluções inteligentes como SD-WAN – que evitaria estes transtornos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo “Portalinsights sobre as maiores reclamações de clientes:
- Mau atendimento: 1775 reclamações.
- Problema com entrega de produto-compras: 1723 reclamações.
- Produtos estragados: 1127 reclamações.
- Propaganda enganosa: 1093 reclamações.
- Estorno do valor pago: 976 reclamações.
- Atraso na entrega: 795 reclamações.
- Produto não recebido (…).
- Divergência de valores (…).
Note que a maior parte das reclamações está relacionadas diretamente ou indiretamente com a tecnologia. Do ponto de vista da rede, possivelmente estes “buracos” de atendimento acontecem devido à falta de otimização, planejamento, performance e disponibilidade dos recursos de infraestrutura.
Com certeza, boa parte destes clientes optarão por outras opções do mercado, já que a sua experiência inicial não foi boa.
Por isso, a solução de SD-WAN é crucial, uma vez que traz garantias no fornecimento de sistemas internos e da Internet, entregando sempre a melhor qualidade, desde que bem planejada e configurada. Para isso, é sempre necessário um bom hardware e um bom profissional.
A tecnologia tem ganhado destaque justamente por não necessitar de uma equipe específica para esse trabalho, que pode ser apenas executada e posteriormente monitorada por técnicos especializados.
Benefícios do SD-WAN para a Experiência do Cliente:
- Maior Confiabilidade: com SD-WAN, as empresas podem se beneficiar de uma conectividade mais confiável, reduzindo a possibilidade de interrupções na rede e garantindo uma experiência do cliente mais consistente.
- Maior Flexibilidade: SD-WAN permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas de rede, oferecendo maior flexibilidade para se necessário escalar o negócio e consequentemente aumentar o uso dos recursos de redes.
- Otimização de desempenho: ao priorizarmos o tráfego da rede baseado nas necessidades específicas de cada negócio, aplicativo e/ou sistemas, o SD-WAN melhora significativamente o desempenho e a velocidade de entrega garantindo uma experiência ao cliente de forma mais ágil e eficiente.
- Segurança aprimorada: com recursos de segurança avançados integrados já ao Sistemas de SD-WAN, este se torna um plus para fortalecer a proteção da rede, minimizando os riscos de violações de segurança e garantindo a confidencialidade dos dados dos clientes.
Como Implementar SD-WAN na sua empresa ?
Em primeiro lugar, é fundamental mapear seu negócio e entender quais as metas e objetivos. Com isso, terá garantido que toda a qualidade do serviço entregue está focado no resultado a ser entregue aos clientes.
Logo em seguida, temos a avaliação da conectividade existente, incluindo links de Internet, conexões de redes privadas e equipamentos de redes. Essa avaliação de segurança vem com o benefício de se obter recursos avançados para a proteção de seus dados junto com o SD-WAN.
Uma vez implantada, o SD-WAN chega através de recursos de redes como firewalls, aplicando uma camada a mais de segurança, entregando confidencialidade, integridade e disponibilidade aos seus dados que trafegam na rede.
Lembre-se, a experiência do cliente vai desde o início da jornada até o pós-venda e seus dados são o seu maior ativo digital.
Dito isso, utilizar SD-WAN proporciona diversas vantagens para as empresas, desde que realizada de forma correta e eficiente. Para isto, conte sempre com ajuda de parceiros especializados em soluções de qualidade, como o SureLink e SureNet dos Associados Hackone.
Para conhecer mais sobre nossos serviços, clique aqui e acesse a nossa página, teremos o prazer de entender todos os problemas e dificuldades e ajudar a melhorar o feedback da Experiência de seu Cliente.